segunda-feira, 19 de março de 2012

Salmos 23 - O descanso do Senhor


Verdes pastagens
A simples visão de um campo verde a nossa frente já produz uma sensação de paz e alívio em nosso coração. Que dirá a experiência espiritual de ser conduzido aos “verdes pastos e águas tranqüilas” que aquele que tem a Deus como seu pastor usufrui!

Em que pese a importância de estar regularmente em lugares calmos e propícios á introspecção, o descanso que o Senhor dá, a quem lhe tem como pastor, independe das circunstâncias. Ele é interior... É algo que acontece na alma...

Penso que o texto no Novo Testamento que faz par com o Salmo 23.2 seja Mateus 11.28-30.

Jesus convida os sobrecarregados e cansados a irem a Ele, aprenderem dele e tomarem o Seu jugo sobre si para que possam encontrar “descanso” para a alma.

O convite de Jesus é um chamado à comunhão com Ele: “Vinde a mim” e “tomai o meu jugo”.

A figura do jugo é muito sugestiva. Jugos eram colocados sobre bois, um mais novo, outro mais maduro. Assim o mais novo andaria no ritmo do mais maduro.

Em termos espirituais isso significa uma vida de crescimento na oração. Quando passamos tempo com o Senhor, diariamente, aprendemos a andar no ritmo dele. Aprendemos também a acalmar o nosso coração porque a paz que Ele oferece passa a ser nossa experiência no dia-a-dia.

Ser conduzido aos verdes pastos e águas tranqüilas passa pelo caminho da oração e do passar tempo sozinhos com o Senhor – você e ele, eu e ele – em adoração e meditação.

Mas, para tal é necessário começar o Salmo 23 do início. Só quem já tem a Deus como seu “Senhor” e pode dizer que Ele é “seu” de experiência própria e, por conseguinte, pode declarar a confiança inabalável no Senhor de que “nada faltará”, está apto a caminhar pela estrada da oração.

Venha você também descobrir que Deus tem muitos pastos verdejantes com águas tranqüilas aos quais nos conduzir, isto é, o verdadeiro descanso interior!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...