quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A mensagem às 7 igrejas da Ásia



Muita gente entende que cada igreja do Apocalipse representa uma fase da igreja na história. Contudo, apesar de isso parecer interessante não tem o menor apoio no texto bíblico. Não!
Essas sete igrejas são representativas das igrejas de todas as épocas. É por isso que, hoje, no século XXI, podemos encontrar identificações com as nossas igrejas locais, com nossas vidas pessoais e até mesmo com igrejas de regiões, como Ribeirão Preto, Brasil, América Latina, etc.
O importante na mensagem dessas igrejas é que quem lhes fala é o Cristo Vivo. Jesus não desistiu de sua igreja. A igreja local ainda é a maior estratégia de Deus para alcançar nosso mundo perdido. Mas ela precisa ser sã. Uma igreja doente não faz bem, não é instrumento de salvação copiosa, não é missionária, não é uma bênção para os pecadores.
Portanto, igrejas precisam de cura. Mesmo quando não são passíveis de repreensão, como Esmirna e Filadélfia, ainda assim precisam de remédios preventivos e curativos do Senhor.
Jesus, o médico dos médicos é Quem tem o diagnóstico correto sobre nós e sobre a nossa igreja. Nós não enxergamos como o Senhor. Nossa visão é comprometida, parcial e tendenciosa. A exemplo da igreja de Laodicéia, podemos ver-nos como ricos e sermos pobres, como vestidos e estarmos nus, como quem enxerga e sermos cegos. Ou até podemos ver-nos como pequenos e pobres, a exemplo da igreja de Smirna e, contudo sermos ricos aos olhos de Deus.
De qualquer forma o lugar para termos uma visão correta é aos pés do Cristo Vivo, como João teve.
Outra coisa que deve ser dita é que aos pés do Cristo Vivo todopoderoso é que podemos encontrar a solução que precisamos para a nossa vida pessoal e coletiva. A cada igreja o Senhor ressurreto prescreveu o medicamento correto. Por exemplo, à igreja de Filadélfia, enfraquecida pelas muitas provas, ele disse que “abria uma porta que ninguém pode fechar”.
Esse o remédio do Senhor para crentes enfraquecidos por constantes tribulações: “Não desista, seja forte que abrirei novas portas diante de você!”. Dificilmente um conselho melhor poderia ser dado! Nossos conselhos são paternalistas e sentimentalistas, geralmente. O Senhor, ao contrário de apoiar o autocomiseramento, diz àquela igreja pra se preparar porque uma porta nova lhe será aberta!
Vamos analisar rapidamente cada igreja e a prescrição do Senhor
Mensagem para a igreja de Éfeso:
Essa igreja, como tantos crentes, perdeu o primeiro amor. O Senhor conhecia a folha corrida de trabalhos que aquela igreja tinha, mas sem amor, nada se aproveita. Paulo já havia dito isso em 1 Cor 13.1,2. “Ainda... se não tiver amor, nada seria.”
Como disse Ed Rene Kivitz é como se Paulo dissesse: “Sem amor, Deus não registra o trabalho feito”.
O remédio para aquela igreja era andar para trás! Ela progrediria apenas se andasse para trás!
O que antes sentíamos, podemos sentir de novo se fizermos o que antes fazíamos. Isso virá pela reativação das LINHAS DE COMUNICAÇÃO DIRETA COM O SENHOR, através da oração e da leitura devocional da Bíblia.
Mensagem para a igreja de Esmirna:
Uma profecia: Olhe para o horizonte. Há perigo chegando, mas não tenha medo.
Prescrição de Cristo: Olhar além das circunstâncias.
Os momentos difíceis não durarão para sempre: “10 dias”.
Não é o que todos precisamos ser lembrados pelo Senhor, quando estamos em tribulação, que vai passar e que além do horizonte existe um novo tempo esperando por nós?!
E, mesmo se a tribulação for relativa ao martírio, ainda assim o remédio será olhar para frente, para além da morte. O cristianismo funciona tanto na vida como na morte. Não tem impedimentos para a mensagem da Palavra do Senhor!
Por isso, o adendo do Senhor: Sê fiel até a morte.
Mensagem para a igreja de Pérgamo:
Pérgamo era a igreja que se acomodou. Quando a igreja ou o crente ouve outras vozes que não a do Senhor, entra numa fase de comodismo espiritual. As vozes do tradicionalismo, da contextualização (contextualização é algo bom mas se for um fim em si mesmo, torna-se um atalho para esfriar na fé, abrindo mão de absolutos e relativizando absolutos). Também as vozes do intelectualismo e do aplauso do mundo.
Um líder cristão foi premiado numa grande celebração num outro país. Ao tomar a palavra para agradecer o prêmio disse, laconicamente: “Meu Senhor foi desprezado e humilhado e colocaram uma coroa de espinhos nele. A mim estão dando honras e presentes. Devo ter feito algo errado!”
O remédio para a acomodação advinda dessas vozes todas é um só: A espada afiada, a Bíblia. Invista tempo para estudar a Palavra do Senhor. Ela lhe colocará a par de sua herança em Cristo, de sua identidade e de suas potencialidades.
Mensagem para a Igreja de Tiatira:
Essa igreja tinha um problema. Seu entorno era desesperador do ponto de vista espiritual. O que fazer quando o entorno é desanimador, espiritualmente falando e corrompido?  O que fazer quando a igreja ou a família espiritual foi tomada de sincretismo? Tomada de uma doença perigosa, não uma gripe qualquer.
Conservar a fé que se tem em um ambiente doente, em uma igreja doente traz um grande desafio: o desafio de partir!
Sair da babilônia é a prescrição do Senhor para pessoas num ambiente espiritual destruidor.
Mensagem para a igreja de Sardes:
Às vezes estamos no meio dos mortos, como mortos.
Qualquer médico nos daria como mortos, mas não o Senhor Jesus Cristo.
Ele fala aos mortos: “Aquele que tem os 7 Espíritos de Deus... Tens nome de que vives mas estás morto.”
O remédio do Senhor para um crente morto é: “confirma o restante”. Isso significa que se sonhos morreram, se houve divórcio, se perdeu-se um emprego ou experimentou-se uma grande frustração a solução é “traga os cacos ao Senhor e ele nos dará um novo começo”!
Novo começo e não a sepultura é a resposta de Jesus a um crente ou igreja morto espiritualmente! Aleluia!

Mensagem para a igreja de Filadélfia:
Filadélfia significa amizade. Era uma igreja amiga do Senhor e que O tinha como amigo também. Contudo era o elo fraco da corrente. Enquanto o Senhor é todopoderoso a igreja amiga era fraca e sem forças.
Tantas vezes é assim que nos vemos! Somos servos do Senhor todopoderoso mas nos vemos pequenos e sem condição. Afundamos em nossa própria pequenez e insegurança. Deixamos de avançar com medo de perder mais do que já perdemos.
A solução do Cristo vivo a essa igreja é: Encontre a porta aberta.
Deus quer tirar-nos de um lugar de fraqueza e colocar-nos num lugar de amor e bênção.
Você se sente fraco e desanimado? Procure uma porta aberta! . Deus está criando uma saída em algum lugar. Não olhe para o problema tempo demais, olhe para a solução que Deus está propondo.
Mensagem para a igreja de Laodicéia:
Problema da igreja: Ela perdeu a utilidade por causa de sua indiferença. A autosuficiência da igreja a fez murchar e adoecer. Deixou de discernir os tempos, perdeu a visão.
O Remédio certo. Vá ás compras!
Comprar ouro refinado pelo fogo: 1 Pedro 1.7: invista na sua fé em Deus, na sua confiança nEle. Fé é sólida, é nova mentalidade, é sonhar, é falar, é agir. Assuma um novo desafio de fé!
Comprar vestes brancas: Justiça de Cristo, crer na Obra da Cruz, “apegar-se às pontas do altar”. Renove sua experiência de salvação com o Senhor. Saia da mornidão, da inutilidade!
Comprar colírio: O Espírito Santo é quem abre os olhos, quem unge os olhos. O Espírito Santo não é um acessório, é Fundamental. Quando somos auto-suficientes não oramos, não dependemos do Espírito Santo.
Atender à porta. Ele atende a domicílio. Ele traz o ouro, as roupas brancas e o colírio.
Abra a porta... Converse com ele... Passe tempo com ele... Invista nesse relacionamento com Cristo!
Veja e reveja cada uma dessas mensagens para as sete igrejas que o Cristo Vivo enviou. Encontre qual delas representa sua vida espiritual atual e da sua igreja e use os remédios que o Senhor prescreveu. Verá que eles não perderam a validade, porque o médico que os receitou vive para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...