quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Qual a reação ante a ira de Deus?



Texto base: Apocalipse 8 e 9


Os capítulos 8 e 9 relatam a abertura do 7° selo e o soar das 7 trombetas.
Paralelismo entre os selos e as trombetas.


  • O apóstolo João não tinha a intenção de informar a seus leitores sobre a sequência dos eventos do Apocalipse. Isso fica muito claro quando no sexto selo somos remetidos ao fim (6.17) e na sétima trombeta também (11.15), o que indica que há alguma recapitulação, no livro de Apocalipse. Isto é, a narrativa volta atrás e aborda alguns assuntos mais uma vez.
Pergunta: Os selos e as trombetas cobrem o mesmo período, isto é, coincidem no todo ou só em parte?




  • Tem-se a impressão que as 7 trombetas constituem o 7° selo. Assim há recapitulação, mas ela é apenas parcial. Os seis primeiros selos relatam as forças que trazem o fim, enquanto que as trombetas relatam o início dos acontecimentos do fim em si, em particular o tempo de grande tribulação que antecederá o fim.
  • Outra semelhança: selos e trombetas são interrompidos por um interlúdio. As 2 multidões que retratam o destino da igreja durante a tribulação e o anjo com pequeno livro e a medição do templo.
  • Outra semelhança: 7° selo e 7ª trombeta não representam uma praga ou maldição. O sétimo sele é provavelmente as trombetas. A 7ª trombeta é as 7 taças.
Assim, trombetas e taças retratam uma intensificação das maldições derramadas sobre a humanidade antes do julgamento final sobrevir e então ser muito tarde.


Introdução
8.1 - "Silêncio": Suspense e tremor por parte dos exércitos celestiais. Terrível expectativa.
8.2 - Onde está o "livro"? Por que ele desaparece? - Por causa da fluidez do simbolismo apocalíptico e do caráter altamente imaginativo de sua linguagem. (Assim como os quatro anjos no início do capítulo 7 dão lugar a sete anjos agora). Mas, podemos presumir que o que segue à abertura do sétimo selo, seja o conteúdo do livro.
Os selos trouxeram até as trombetas e às taças que são um dos aspectos mais importantes do fim. Cada trombeta e taça representam uma praga derramada sobre a terra. Elas representam a ira de um Deus santo, derramada sobre uma sociedade seguidora do anticristo (15.1; 16.2; 9.4).
8.3-4 - O julgamento cai em resposta à oração dos santos. A história pertence aos intercessores, "todos os santos" não apenas os mártires, mas sim todos os crentes de todos os tempos. Isso ratifica que o Apocalipse se preocupa com o destino de toda a igreja de Jesus na terra.
8.5 - A exemplo de Ezequiel 10.2 as brasas são jogadas sobre a terra para julgamento. Raios, trovões, terremoto, relâmpagos: sinais de advertência do julgamento que se aproxima.


I - 4 primeiras trombetas: Catástrofes naturais (Mateus 24.4-8). Muito em comum com as pragas do Egito. Efeito destrutivo das primeiras quatro trombetas é sobre a terra e indiretamente sobre as pessoas - 8.7-12 (13)
O objetivo de Deus, além de julgar, ainda é salvar (9.20).
(Hoje 40 milhões de km² já são considerados como deserto no planeta, é quase 1/3 da superfície).
1/3 da terra, isto é, não toda a terra.


  • 1ª trombeta: Saraiva, fogo e sangue destroem a terça parte das árvores e a erva verde do mundo. A parcial destruição da natureza.
  • 2ª trombeta: Um monte ardendo é lançado ao mar e destrói um terço das criaturas marítimas e transforma o mar em sangue. Um terço das embarcações são despedaçadas. Ex 7.20,21.
  • 3ª trombeta: Uma estrela ardendo é lançada sobre as águas doces. Um terço se torna venenosa e muitas pessoas morrem. Jer 9.15; 23.15.
  • 4ª trombeta: Um terço do sol escurece e um terço das estrelas e da lua param de brilhar, durante um terço do dia. Ex 10.21.
  • Objetivo de graça...
As demais trombetas caem diretamente sobre os homens (Mateus 24.13-22).


  • 5ª trombeta: Prediz o tormento pelos demônios (9.1-12). Saem do abismo "Tártaro" lugar onde os espíritos em prisão 92 Pe. 2.4) e onde Satanás será preso durante o milênio (20.1-3).
Objetivo: Torturar cruelmente o mundo incrédulo: causam sofrimento e angústia comparável ao escorpião. Nome do rei dos demônios é Abadom/Apoliom: desintegração psicológica e espiritual das suas vítimas. Tempo limitado em que não podem matar as pessoas.


  • 6ª trombeta: Não há fundamento para se pensar que é um exército humano ou satânico.
Os sofrimentos são permitidos por Deus para levar os homens ao arrependimento.
Sofrer os ataques de satanás deveria mostrar aos homens que o diabo não vem se não para matar, roubar e destruir. Eles não amam as pessoas, Deus é quem as ama!
Mas, a dureza de coração não os permite enxergar e continuam a cometer os pecados mais grosseiros (9.20,21).


O crente (como Jesus)
  • não se alegrar - Pv 24.17,18
  • não piorar as coisas - Jó 19.21,22
  • ter compaixão - Jó 6.14-17


O não crente
  • amolecer o coração, diferente de Faraó e dos ímpios em Apocalipse
  • se arrepender (como o filho pródigo da parábola)
  • identificar o verdadeiro mal e inimigo
  • lembrar do amor de Deus e correr para Ele




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...